Proficiência
  • Para começar
  • O método científico
  • Paixão pela ciência
  • Por que cientista?
  • Para meninas
  • Áreas da Ciência
    • Ciências agrárias
    • Ciências biológicas
    • Ciências biomédicas
    • Ciências da engenharia
    • Ciências da saúde
    • Ciências da terra
    • Ciências físicas
    • Ciências matemáticas
    • Ciências químicas
    • Ciências sociais
  • Aprenda mais
    • Para baixar
    • Para ler
    • Para ver
  • Sobre este site
    • Contato
    • Fontes
    • Quem somos
  • Search

PROPOSTAS

A principal dificuldade encontrada pelas mulheres quando abraçam a carreira científica é administrar seu trabalho sem abrir mão de serem mães e esposas.

Partindo da premissa de que o aprendizado de modo geral é facilitado por sua relação com atividades do cotidiano da pessoa, podem ser usados moldes de costura para ensinar Matemática, caso o grupo de alunas seja de uma comunidade envolvida com costura, assim como receitas culinárias para ensinar Química, o ciclo menstrual para ensinar Biologia. Nesse caso, não se estaria reforçando o estereótipo, mas associando a Ciência ao dia-a-dia.

Estabelecer relações entre a Ciência e as atividades cotidianas da pessoa ajuda muito na compreensão dos conteúdos e aumenta o interesse!

As recomendações da Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (Unesco, na sigla em inglês) para se lidar com o tema GÊNERO (que pode ser masculino ou feminino) são muitas. Veja algumas:

– a renovação da história da ciência com a inserção das mulheres;
– o apoio aos estudos de gênero relacionados ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico;
– a inserção em projetos interdisciplinares do tema igualdade de gênero como tema transversal – ou seja, trabalhado paralelamente ao tema central;
– a integração do tema gênero aos conteúdos curriculares e a didática de ciência e tecnologia;
– a criação de redes e ações coordenadas para integrar esse tema à formação básica e contínua dos professores e garantir que seja incluído nas políticas educacionais.

A ideia é fazer uma ciência mais rica, mais válida e mais sensível aos desejos, necessidades e expectativas de toda a humanidade. E as mulheres são 50% dela!

  • A Ciência precisa das mulheres
  • Contra os preconceitos
  • O desafio da Física
  • Participam, mas não decidem
  • Presença na história
  • Propostas!
  • Depoimentos
  • Ciências Agrárias Ciências Biológicas Ciências Biomédicas Ciências da Engenharia Ciências da Saúde
  • Ciências da Terra Ciências Físicas Ciências Matemáticas Ciências Químicas Ciências Sociais
© Copyright - Proficiência
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Sobre este site
  • Contato
  • Quem somos
Scroll to top