O que é

As Ciências Biomédicas, juntamente com as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde, podem ser compreendidas na grande área de saberes conhecidos como Ciências da Vida. As pesquisas nessas áreas, em sua maioria, são multidisciplinares.

Antigamente existiam poucas opções de cursos universitários. Um pesquisador sênior da área biomédica, que tenha hoje em torno de 50 anos, pode ter cursado a graduação em Medicina ou em Biologia. Hoje existem outras opções de graduação, como a Biomedicina, Ciências Biológicas modalidades Médica ou Biofísica, Ciências Moleculares, Biotecnologia, Nanobiotecnologia, enfim, um leque muito maior de opções para quem deseja fazer pesquisa e está pensando sobre o caminho a trilhar.

Muitas vezes, pessoas graduadas em áreas diferentes – Medicina, Biologia ou até mesmo Física – cursam uma mesma pós-graduação – no caso da área biomédica, em Química Biológica, Biofísica, Imunologia ou Microbiologia, entre outras. O físico pode ter interesse em cursar algumas disciplinas voltadas para Nanobiotecnologia, por exemplo. E um biólogo que usa ferramentas de Matemática ou Física pode querer se aprofundar cursando disciplinas da área de Exatas.

Hoje em dia, é esperado que as universidades tenham cursos de graduação flexíveis, exatamente para possibilitar formar profissionais com diferentes perfis. A carreira cientifica é flexível, dá margem a novas interações. É permitido ser criativo!