Ciências Sociais

Ficção

1984 (1949)
George Orwell
Conta a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania. A narrativa se constrói a partir da mudança de atitude de Winston, que parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive para a revolta, levado pelo amor por Júlia, incentivado por O’Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza e, mal sabe ele, pelo próprio Partido…

O Homem Invisível (1897)
H G Wells
Narra a história de um cientista que, após uma experiência parcialmente bem-sucedida em que usou a si mesmo como cobaia, se muda para um pacato lugarejo, gerando uma série de especulações. Com hábitos estranhos, humor instável e sempre com o rosto enfaixado, chama a atenção dos moradores da cidade.

Ciências Químicas

Como se faz química (1989)
Aécio Pereira Chagas
Especialmente dedicado a alunos e professores de química, podendo também interessar aos que não lidam diretamente com essa disciplina. Traz para os interessados os diversos espaços de atuação do químico: desde a natureza até um laboratório industrial. Mostra, por outro lado, o que dele se espera, alertando, inclusive, para sua responsabilidade social, num momento de graves desrespeitos ao equilíbrio ambiental.

Ciências Matemáticas

Ficção

Planolândia: um romance de muitas dimensões (1884)
Edwin A. Abbott
Figuras geométricas dotadas de características bastante humanas convivem em um universo bidimensional no qual a ordem é mantida a ferro e fogo pelas autoridades poligonais e circulares. Mas todo o sistema ameaça ruir quando um visitante esférico irrompe o plano para revelar a revolucionária existência de uma terceira dimensão…

Fortaleza Digital (2008)
Dan Brown
Quando o supercomputador da NASA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas via internet, se depara com um novo código indecifrável, ela recorre a sua criptógrafa, a matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras e sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana.

As Novas Aventuras Científicas de Sherlock Holmes (2003)
Colin Bruce
Por meio de seus profundos conhecimentos de probabilidade, estatística e teorias dos jogos, Sherlock Holmes elucida mistérios matemáticos que fazem parte da atmosfera de jogadores ambiciosos, empresários distraídos e vigaristas sem escrúpulos. Episódios intrigantes apresentam de maneira acessível questões de diversas áreas da matemática, como a lógica e a teoria dos jogos.

Ciências Físicas

Física do Futebol (2012)
Emico Okuno e Marcos Duarte
O livro parte do princípio de que física e futebol são inseparáveis, uma vez que o esporte lida com movimentos ordenados. Cada ação do jogador tem sua intenção, que é, em parte, moldada pelas leis (regras) do futebol e pelas leis da natureza. Assim, ele explica os conceitos da Física a partir das regras do futebol, de uma maneira atraente para estudantes do ensino médio.

Viagem no Tempo no Universo de Einstein (2007)
J. Richard Gott
Quem não gostaria de voltar ao passado? Ou, quem sabe, conhecer o que nos reserva o futuro? Este livro discute a possibilidade científica de viajar no tempo, seja para o passado ou futuro. Iniciando-se com uma descrição da ideia de viagem no tempo nos filmes e na literatura de ficção científica, bem como as questões físicas subjacentes, o livro apresenta várias possibilidades de viagem no tempo, a partir das leis físicas conhecidas atualmente.

Ciências Físicas no Brasil (2005)
Ernst W. Hamburger
Traz um apanhado da pesquisa em física no país, assim como seu desenvolvimento histórico. Procura abranger todo o âmbito da física brasileira nos mais diversos assuntos, desde seus pioneiros até a física do futebol, passando por noções como nanotecnologia, partículas elementares e magnetoresistência gigante.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (2004)
Douglas Adams
Conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona na nave alienígena de Prefect, um E.T. que trabalha na edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes (2002)
Colin Bruce
Esta é a história dos grandes avanços da ciência, contada como nunca antes: na forma de aventuras de Sherlock Holmes ambientadas no clássico cenário da Londres vitoriana. O espertíssimo detetive de Baker Street decifra complexas questões da Física, sem esquecer da advertência de Watson: “nada de matemática, Holmes. Tenho horror à álgebra”.

Ponto de Mutação (1982)
Fritjof Kapra
Compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico, vê o todo como indissociável. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental, como a medicina, a psicologia e a economia.

Ficção

Encontro com Rama (1972)
Arthur C. Clarke
Conta a história de uma enorme nave alienígena em forma de cilindro que aparece no Sistema Solar, cuja origem é desconhecida. Com um misto de medo e curiosidade, um grupo formado por militares e cientistas é enviado para explorar o enorme artefato.

À Volta da Lua (1869)
Jules Verne
01/12/1860: três corajosos homens embarcam em um projétil em direção à lua. Após o choque da partida, começam enfim sua viagem. Que descoberta farão? Que aventuras viverão? Eles conseguirão voltar à Terra?

A Máquina do Tempo (1895)
H. G. Wells
No final do século XIX, um cientista inventa a Máquina do Tempo e viaja até o ano 802.700, quando encontra uma sociedade muito mais utópica cujas criaturas parecem viver em perfeita harmonia. Ansioso por aplicar os segredos dessa sociedade ao seu tempo, o cientista descobre que sua máquina foi roubada…

Ciências da Terra

Entrevistas

Jefferson Simões
O glaciologista brasileiro conversa sobre suas expedições no continente antártico (2009) e a importância da Glaciologia num país tropical (2008).

Ficção

Dinotopia (1992)
James Gurney
Em 1860, o biólogo Arthur Denison e o seu jovem filho Will embarcam numa viagem de exploração. Transportados por golfinhos até à ilha perdida de Dinotopia, uma terra onde dinossauros e humanos convivem em pacífica interdependência, os cientistas farão um relatório detalhado da ilha, mostrada como uma terra de fascínio e aventura.

A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873)
Jules Verne
Um rico cavalheiro inglês, Phileas Fogg, tem uma vida regrada e solitária na Europa do século XIX. Tudo muda quando resolve apostar com seus amigos de jogo que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias. Nessa viagem, o personagem viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo.

Viagem ao Centro da Terra (1864)
Jules Verne
Na segunda metade do século XIX, o excêntrico Professor Lidenbrock descobre, por acaso, o manuscrito de um alquimista islandês do século XVI, no qual este revela ter atingido o centro da Terra através da cratera do Sneffels, vulcão extinto da Islândia. O sábio resolve então penetrar nas entranhas do globo terrestre, mas muitas surpresas o aguardam, superando suas mais ousadas expectativas.

Ciências da Engenharia

Ficção

Nevasca (1992)
Neal Stephenson
Hiro vive entre o mundo real, em um futuro controlado por mercenários e corporações, e o virtual, chamado Metaverso, que ajudou a criar e é habitado por diversos avatares. Hiro precisará de toda sua habilidade de samurai para salvar os dois mundos de uma terrível ameaça.

Neuromancer 25 (1983)
William Gibson
A Matrix é uma conexão digital na qual a humanidade toda passa, virtualmente, a saber de tudo sobre tudo. Uma elite tem o poder de navegar livremente por essa grande rede de informação – os cowboys. Case era um deles, até o dia em que tentou ser mais esperto do que os seus patrões.

Micro Servos (1995)
Douglas Coupland
Uma sátira sobre a face oculta do gigante que pretende dominar a informática. O autor revela o insuportável desajuste de um grupo de empregados da Microsoft que descobrem que não têm uma vida e pretendem mudar as coisas no luminoso mundo high-tech dos anos 90 americanos.

O Caçador de Andróides (1968)
Philip K. Dick
Em 2021, uma sombria, mortífera e permanente poeira radioativa cobre o céu, em conseqüência de uma terrível guerra mundial que quase destruiu a Terra. A colonização de outros planetas é necessária, onde o homem divide a existência com robôs humanóides cada vez mais sofisticados: os andróides. Alguns deles, porém, se rebelam contra seus criadores e terão que ser perseguidos pelos caçadores de andróides, um grupo muito especial de justiceiros a serviço da polícia.

Ciências Biomédicas e da Saúde

Ficção

Coma (2007)
Robin Cook
A estudante de Medicina Susan Wheeler ao trabalhar no prestigioso Boston Memorial Hospital estranha o elevado número de pacientes que entram na sala de cirurgia para pequenos procedimentos e acabam em coma. Ela resolve investigar, mas sua curiosidade a levará a desvendar um mistério que porá sua vida em risco.

Cérebro (1997)
Robin Cook
Uma jovem chega ao Centro Médico da Universidade Hobson para apanhar seus registros médicos e nunca mais é vista. Inexplicavelmente, outra jovem agoniza e tem uma morte horrível durante uma operação no cérebro sob anestesia local. O mistério se instaura.

Ciências Biológicas

Série Inventando o Futuro
Editora: Oficina de Textos

Ciência e tecnologia fazem, cada vez mais, parte do cotidiano de nossa sociedade de consumo. Olhe à sua volta e você verá alguém usando um telefone celular ou caminhando com um par de fones ouvindo uma música. A Série Inventando o Futuro tenta dar conta dessa realidade. Abaixo estão os três livros lançados até agora pela série. Mas outros estão por vir!

  1. DNA: e eu com isso? (2005)
    Francisco M. Salzano
    Descubra todo o potencial que o DNA carrega. E não é só em termos de herança genética! Por meio de técnicas cada vez mais sofisticadas, como a clonagem e a transgenia, já se sabe que a correta manipulação do DNA traz incontáveis melhorias ao nosso cotidiano, muitas das quais já desfrutamos.
  2. Radicais livres: bons, maus e naturais (2006)
    Ohara Augusto
    A mídia explora muito o lado vilão dos radicais livres, principalmente seu envolvimento com doenças e envelhecimento. Mas, antes de tudo, os radicais livres são naturais, podem ser bons e até mesmo essenciais ao nosso organismo.
  3. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século (2004)
    Henrique E. Toma
    Nanopartículas tornarão os plásticos e vidros mais resistentes e funcionais. Diagnósticos clínicos poderão ser feitos com um pequeno cartão. Os medicamentos serão programados para atingirem apenas os seus alvos. Isso não é um sonho! É a revolução que começa agora com a era da nanotecnologia.

Cada Caso, Um Caso… Puro Acaso (2009)
Fábio de Melo Sene
O autor se propõe a pensar e repensar, de forma acessível, os processos envolvidos na existência e evolução da vida no planeta. A posição do homem nesse contexto se destaca. Diante de fatos e fabulações, como refinar nossa sensibilidade e interagir com o conhecimento?

A Viagem de Tamar
Ângelo Machado
A tartaruga-verde do mar, personagem principal, tem em seu nome uma homenagem ao Projeto Tamar, que vem preservando as tartarugas-marinhas em território brasileiro. Com um toque de fantasia e outro de poesia, o autor mostra a história real dessa espécie através de uma movimentada aventura. Ângelo Machado publicou diversos outros livros infantis com temática científica. Clique aqui para conhecê-los!

O neurônio Apaixonado (2004)
Roberto Lent
Relata as reações de paixão de Acumbente dos Prazeres, um simpático neurônio que mora no cérebro de um menino apaixonado, chamado Ptix. O livro ensina Neurociências em linguagem acessível e divertida, estimulando a curiosidade pelo funcionamento do cérebro. Confira aqui os demais livros publicados pelo autor sobre o tema.

Evolução ao nível de espécie: Répteis da América do Sul (2010)
Paulo Vanzolini
Reunião de toda a obra acadêmica de Paulo Emílio Vanzolini, importante zoólogo brasileiro que durante mais de seis décadas se dedicou à busca de uma explicação de como teria surgido a grande diversidade da fauna sul-americana. Além do livro com 47 artigos selecionados pelo autor, a publicação inclui um CD-Rom com todos os 153 artigos em pdf, com possibilidade de busca simultânea, e o documentário “Calangos do Boiaçu”, de Ricardo Dias.

O Futuro Que Queremos Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza (2011)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Para conhecer melhor as preocupações com o meio ambiente nos últimos anos, entender os impactos que os homem tem causado à natureza e como conviver em harmonia com ela, leia a cartilha O Futuro Que Queremos Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza.

Ciências Agrárias

Vidas secas (1938)
Graciliano Ramos
Narra a saga de uma família retirante, pressionada pela seca no sertão brasileiro. Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho e o mais novo, além da cachorra Baleia, atravessam o sertão tentando sobreviver.

Ciência em geral

Coleção Caros Amigos – Grandes Cientistas Brasileiros (2010)
A coleção busca trazer para o grande público biografias e realizações dos cientistas mais eminentes da história brasileira. De José Bonifácio a César Lattes, passando por Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Celso Furtado, Milton Santos e muitos outros, os 12 fascículos da coleção conciliam conteúdo e síntese na abordagem da história da ciência no país.

A longa marcha dos grilos canibais (2010)
Fernando Reinach
O livro é uma seleção de 118 crônicas publicadas no jornal “O Estado de São Paulo”, dispostas em 11 áreas temáticas. “Mente”, “sexo”, “comportamento”, “tecnologia” e “política” são algumas delas e revelam a amplitude da abordagem. As crônicas descrevem experimentos de uma forma simples, priorizando o conteúdo científico.

Algumas Razões para Ser um Cientista (2007)
O livro é uma coletânea de textos de cientistas do mundo inteiro que procuram explicar o porquê de terem se tornado o que são. A organização coube ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O livro é distribuido gratuitamente e pode ser baixado aqui.

O Método Científico – como o saber mudou a vida do homem (2005)
Leopoldo de Meis
O livro é uma peça em 1 ato e 20 cenas que nos conta de que modo surgiu a ciência, esta forma de conhecer a realidade ancorada em um poderoso método de pensamento, capaz de revelar os mais escondidos segredos da natureza, do homem e da sociedade. O método científico motiva pela dramatização e educa pela diversão.

O Pequeno Cientista Amador – a divulgação científica e o público infantil (2005)
Luisa Massarani
Este livro dá um passo à frente em busca de explorar o mundo imaginário e científico infantil. Ele surgiu de uma pergunta: devemos explorar o mundo imaginário da criança para chegar à ciência ou, ao contrário, explorar os fatos concretos da ciência para chegar ao imaginário? A resposta, por vezes, teima em escapar às palavras para se encontrar nas imagens.