O QUE É
As ciências da vida – que envolvem as ciências da saúde, as biomédicas e as biológicas – procuram satisfazer a curiosidade humana sobre a diversidade dos organismos: é um desafio descobrir quais as características que os unem e quais as que os tornam únicos. As ciências biológicas estudam a vida enquanto relação ativa, dinâmica e diferenciada dos organismos com o meio. Pesquisam as características e o comportamento desses organismos, a origem de espécies e indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente.
Podemos destacar quatro grandes focos das ciências biológicas: o estudo das estruturas básicas dos sistemas vivos – como células, genes, proteínas e membranas; o estudo do funcionamento destas estruturas a nível dos tecidos, órgãos e corpos; o estudo dos organismos e o seu ciclo de vida; e o estudo das interações entre os organismos.
A biologia contemporânea se ocupa tanto do visível como do invisível a olho nu e, como as outras ciências, não é um conjunto de verdades acabadas e absolutas, mas um processo contínuo de construção de conhecimento. Por isso, está sempre em movimento…

