CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS
Para ser um biólogo competente é necessário desenvolver algumas qualidades. Uma questão fundamental é a vontade de trabalhar com o assunto. Assim como em qualquer profissão, é fundamental gostar do que se faz e ter interesse. O trabalho não deve ser encarado como uma obrigação, mas como um prazer em aprender sempre mais e colaborar com a sociedade. Por isso, é importante ter curiosidade, fazer perguntas a respeito do ambiente em que se vive e procurar descobrir como ele funciona, incentivado por um espírito de investigação. É preciso se interessar pelas ciências em geral, pelo corpo humano, pelos animais, pelas plantas e por novas técnicas e tecnologias.
Na pesquisa, tem que se ter muito cuidado. A capacidade de observação acurada, para identificar as particularidades dos objetos estudados, é indispensável. Isso inclui dar atenção aos detalhes: muitas vezes, são eles que fazem a diferença. Também ajudam nesse sentido as capacidades de análise, de concentração e de organização, além de um bom conhecimento da língua inglesa, que é o idioma universal adotado em ciências.
Como a matemática é a linguagem da natureza, é importante ter facilidade em lidar com ela. Nas ciências, de modo geral, todas as suposições ou conclusões devem estar apoiadas em números para serem comprovadas e poderem ser repetidas. Nessa linha, o raciocínio lógicodesenvolvido é um dos atributos requeridos de um bom biólogo, pois o ajudará muito a resolver os problemas que se apresentarem.
A facilidade com o trabalho em equipe também é importante. Toda equipe de pesquisadores, às vezes dos mais diversos ramos, se organiza numa rede de colaboração e solidariedade. Existem portais na internet, como o do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que mostram as instituições de pesquisa e as redes existentes no país, entre elas a rede dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Nesse ambiente de convívio, portanto, não se pode abrir mão da capacidade de comunicação oral e escrita, para deixar claro o que se faz, o que se quer e o que se pede.

